Sendo causado pela exposição excessiva e sem proteção aos raios ultravioletas, o câncer de pele é uma doença que pode ser até mesmo grave, mas que pode ser detectada pelo auto-exame. Segundos os especialistas em oncologia, é sempre muito importante que a gente fique muito atento com os sinais que o nosso corpo pode dar, sendo em especial as pintas, isso por conta de que quanto mais cedo o câncer for detectado maior pode ser a sua chance de cura.

Assim um grande sinal são as pintas, que para muita gente pode ser um charme, porem algumas delas pode ser alguma espécie de “defeito” de origem genética, ou seja, uma mutação que ocorreu em uma célula e que foi passando para as demais células, pela mitose, então formando um aglomerado desordenado de células. Sempre importante ressaltar que as pintas planas são as que merecem mais atenção do que as mais altas e salientes.

Então é sempre muito importante que você fique de olho se as suas pintas não sofrem nem um tipo de alteração, como por exemplo: aumento de tamanho, sangramento, descamação entre outros detalhes que podem ser com que elas acabem evoluindo para um possível câncer de pele. Sempre procure analisar todos os fatores como assimetrias, bordas, evolução, diâmetro, coloração entre outros. Já as verrugas mais grossas, que possuem uma textura diferente, normalmente pode ser causadas pelo vírus HPV (Papiloma humano).

Mas nunca se esqueça que antes você deve consultar um especialista, para que ele veja o que é e se a mesma pode ser removida sem nem um agravante ou até mesmo sem que ela possa se espalhar pelo seu corpo. Para o auto exame a dica é que você não despreze nem um local do seu corpo, sendo os braços, dedos, sola do pé, nuca, coxas, calcanhar, nádegas, palma da mão, ou seja, o seu corpo inteiro. Se você reparar que algumas pintas estão crescendo você deve procurar um medico o quanto antes, sendo que ela pode coçar, sangrar, uma metade ser diferente da outra, quando ela muda de cor, ou seja, quando ela sofre algum tipo de alteração.


Esse auto exame deve ser realizado a cada três meses, quem tem dificuldade para detectar pintas a dica é que você procure por um dermatologista, e em alguns casos o tratamento pode ser encontrado no SUS. O mais indicado é que você se proteja do câncer, por conta de que sempre uma das maiores alternativas é que você se proteja com filtro solar, até mesmo nos dias nublados, sem contar que deve sempre usar camisa boné, chapéu, óculos escuros, protetor labial entre muitos outros. E nunca deixe de se consultar com um dermatologista.