Tudo sobre a desnutrição

Tudo sobre a desnutrição


No mundo inteiro um assunto que vem incomodando e causando sérios riscos de morte é a desnutrição, nome dado a todas as pessoas que tem falta de quantidades de nutrientes em seu organismo. A pessoa pode até comer demais, só que se caso faltar algum nutriente como a vitamina C e o ferro, ela sem dúvida ficará desnutrida. Vamos apresentar como esse mal ataca as pessoas, e como é feito o combate a desnutrição, você que tem alguém na família que sofre disso, não deixe de conferir aqui as dicas de como prevenir.

Um dos grandes responsáveis pela desnutrição é os vermes intestinais que, retiram nutrientes do corpo fazendo a pessoa ficar desnutrida, outro fator está no sistema digestório que pode estar reduzindo a absorção de nutrientes. Como sabemos que os índices de pobreza no Brasil é grande, vemos também que a desnutrição pode ser causada pela falta de comida, onde os mais pobres não tem dinheiro suficiente para comprar alimentos, e assim combater a falta de nutrientes no organismo. Segundo pesquisas nacionais a desnutrição ataca mais as crianças, onde ela é responsável pela morte de 20% das crianças de até 5 anos nos países que se encontram em desenvolvimento, um numero alarmante e muito preocupante.

O risco da desnutrição aumenta quando os bebes param de receber o leite materno, pois ele é uma fonte de nutrientes, e ajuda a criança até ali. Depois que param de receber o leite materno, muitas sequer se alimenta. Por isso é necessário acompanhar o peso e a altura da criança, se ele estiver baixo, é caso de procurar um medico, pois pode ser desnutrição.

O combate a desnutrição não é tão simples assim, atualmente, por exemplo, as farinhas de trigo veem fortificadas de ferroe acido fólico, nutrientes necessários a vida humana. São muitos projetos do governo que visam fortificar e aumentar à quantidade de vitamina A para as crianças, porém é necessário arregaçar as mangas e trabalhar, pois crianças morrem dia a dia por causa da desnutrição. A geração de empregos para os mais pobres e o auxilio alimentação, também são necessários para que a família tenha comida em casa, e não sofra desse mal.
Todos podem ajudar a vencer a desnutrição, basta cada um se conscientizar disso, e principalmente ajudaras famílias que precisam de alimento, uma ajuda sincera com humildade pode fazer toda a diferença, e ainda mais pode salvar uma vida da falta de nutrientes. Portanto se você conhece alguém que sofre disso e não tem condições para comprar alimento, Ajude você também, para que a sociedade viva melhor.