OQUE É MENINGITE


Durante muito tempo, ouvimos falar sobre essa doença, mas não sabíamos muito bem o que era, as causas, os sintomas. Hoje apesar de não existirem epidemias, ainda existem casos isolados em todo o país. Meningite nada mais é, que a inflamação a meninge. Mas o que é a meninge? Meninge é uma membrana que envolve o encéfalo e a medula espinhal. O contagio da doença se dá pela saliva ou gotícula dela, próximo ao aparelho respiratório de outra pessoa, fazendo ai a contaminação no prazo de cinco dias. As crianças com menos de seis anos de idade são os fatores de maior risco, pois não tem seu sistema imunológico totalmente desenvolvidos, não podendo se defender do vírus.

Existem dois tipos de meningite: A viral que possui sintomas leves como o da gripe, e a meningite bacteriana, que é altamente contagiosa e grave, causando até mesmo uma infecção generalizada no paciente, as seqüelas mais comuns deste tipo de meningite são a paralisia cerebral, surdez e dificuldades no aprendizado. Os sintomas mais comuns são febre muito alta, dores de cabeça, vomito, rigidez no pescoço, moleza, fraqueza e manchas espalhadas pelo corpo feito picadas de insetos e irritação.

A doença meningocócica tem seu começo de forma repentina, mas avança com muita rapidez, e pode levar ao óbito em até 48 horas dependendo do estagio da contaminação. O exame para comprovar esta doença, é feito através da retirada do liquido que fica instalado dentro da espinha. Existem no mercado de vacinas, a proteção para a meningite viral, infelizmente não descobriram a sorologia compatível para destruir a meningite bacteriana. Essas vacinas são aplicadas em crianças até os dois anos de idade. Em caso de duvida com relação a esta doença, deve se procurar imediatamente o médico, e explicar o sintomas, relatando também suas duvidas. Por ser uma doença contagiosa, os pertences pessoais do paciente, deverá ser de uso exclusivo dele, o local onde ele se encontra devera estar arejado, evitando a contaminação do ar, a medicação deve ser aplicada como manda a prescrição médica.